terça-feira, 1 de março de 2011

Carta aos Jovens!

Olá de novo após um longo período sem aparecer por aqui. Me desculpem a ausência. Domingo passado eu estava lanchando com amigos quando o Breno me perguntou se eu ainda postava. Isso me mostrou algo que a escuridão causada pela falta de coments me impediu de ver: (suspense.....) alguém lia o blog! E justamente por isso resolvi tentar voltar a postar.
O texto que selecionei para hoje circula na imensidão da Web, onde todos os dias pessoas dos mais variados perfis compartilham seus pensamentos, xingam postam ideias no Twitter, fotos no Facebook e Orkut, criam blogs sobre esmalte ou Restart eu disse que eram pessoas dos mais variados perfis... Enfim! Vai entrando que a casa é sua, no melhor estilo mija de porta aberta, fecha a geladeira com o bumbum e talz.
Abaixo segue uma carta, assinada por ninguém mais ninguém menos que João Paulo II (e que ninguém comece a cantar a musiquinha do Panamericano!):

Carta aos Jovens!
Precisamos de Santos sem barreiras.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão ao cinema,
ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar,
E que saibam colocar as outras coisas no devido lugar.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para orar
e que saibam namorar na pureza e castidade.
Precisamos de Santos modernos,
Santos do século XXI
com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres
e as necessárias mudanças sociais.
Precisamos de Santos que vivam no mundo,
se santifiquem no mundo,
que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola
e comam hot dog, que usem jeans,
que sejam internautas, que escutem mp3.
Precisamos de Santos que amem a Deus
e que não tenham vergonha de tomar um refri
ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema,
de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis,
abertos, normais, amigos, alegres,
companheiros.
Precisamos de Santos que estejam no mundo;
e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo
mas que não sejam mundanos"

João Paulo II
(adaptada por Peterson Abelha)


Santo significa "separado". O problema é quando as pessoas pensam que ser separado é ser ISOLADO. Você está no mundo meu amigo, e não tem como fugir. Ser contaminado e influenciado por ele ao invés de influenciar já são outros quinhentos. Não me lembro de Jesus recusando convites para ir na casa de um pecador ceiar com ele. Mas me lembro dele fazendo a diferença e sendo luz ali no meio das trevas.

@Ana Paula Valadão certa vez cedeu os direitos autorais da música Seja o Centro para o Padre Marcelo Rossi cantar.


Claro, os "evangélicos" (com aspas mesmo) caíram matando em cima dela. A resposta foi tão linda e suave quanto uma tampinha de álcool caindo no relado de bicicleta sábado de tarde: "Eu tenho ficado muito impressionada com alguns católicos que eu tenho convivido, tenho encontrado. As vezes a gente encontra até um coração, assim sabe, mais convertido do que os que estão dentro das igrejas evangélicas." 


Sei que é um post meio industrial (quase todo pré-fabricado) mas fica para marcar a possível volta. Quando leio essa carta pensamentos vem à minha cabeça. Pensamentos de barreiras que são criadas por "igrejas rivais", grupos cristãos que não interagem uns com os outros devido as diferenças doutrinárias, se esquecendo de que a Bíblia Sagrada não menciona divisão do Cristianismo em vários segmentos como vemos hoje em dia. Pelo contrário, é incentivada a união do corpo de Cristo como um só corpo, todos pelo bem comum e por um propósito em comum.


Deus abençoe a todos vocês que acompanham esse blog. Um obrigado especial ao Brenin Almeida da IBE pelo incentivo. Divulgue para que mais pessoas possam ser abençoadas.



Peterson Abelha

obs: não mencionei o twitter do Pe. Marcelo Rossi pois ao Googlar encontrei vários.


Um comentário:

  1. Eii! Gostei muito do post!
    E não é só o Breno que vai ler agora... eu tbm!=)
    Muito lindo! E tu sabes que tens um talento enorme!

    ResponderExcluir