terça-feira, 15 de junho de 2010

Dunga realmente errou?

"Campanha CBF contra as drogas: Faça como o Dunga, não use craque!"

Vi essa frase dias atrás e não aguentei, fui pesquisar para ver se Dunga estava tão errado assim.


Orkut, Facebook, Twitter e demais redes sociais. O que todas tem em comum desde terça-feira 11 de maio de 2010? Inúmeros comentários e comunidades, muitas com xingamentos e palavras obscenas no nome, criticando a escalação da seleção brasileira para a Copa do Mundo.


Não quero colocar aqui a minha opinião pessoal, até porque que me conhece sabe que não sou muito ligado em futebol. Quero apenas expor alguns fatos que parei para pensar um dia.


Dunga já jogou futebol profissionalmente e até levantou a taça de campeão do mundo, como capitão do time. Não podemos negar que ele tem informações e olhar que a maioria de nós não temos. A maior parte das pessoas que estão nas redes sociais tecendo as críticas, tem como argumento o fato de jogadores considerados bons terem ficado para trás. Incrível como o sucesso é rapidamente esquecido quando nossa vontade não é feita (será que vejo alguma semelhança com o que fazemos com Deus?). Observemos as peripécias do técnico à frente da seleção:


53 jogos

37 vitórias

11 empates

5 derrotas.

1 Copa das Américas

1 Copa das Confederações

Vitória contra times como Argentina, Itália e Portugal (esse último goleado por 6x2)


Dunga não quis agradar aos torcedores brasileiros, escalou um time forte na marcação, construído por atletas com experiência no exterior e formado apenas por homens de cega confiança. 3 anos e meio trabalhando o grupo. Adriano saiu por último não pelo que fez em campo, mas pelo que fez fora dele.


Vamos citar alguns casos de virada na história: em 1966 o técnico Feola levou Edu(16 anos, dos Santos) e Tostão(19, do Cruzeiro) para o fracasso na Inglaterra. 4 anos após, no México em 1970, o mesmo Tostão entra para a história do futebol brasileiro como um dos maiores, no mesmo ano em que Zagallo não levou Dirceu Lopes contrariando o país inteiro. Felipão não levou Romário em 2002 e mesmo assim o país venceu com outros nomes como Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho.


Se o Dunga ganhar essa copa, vai haver um silêncio ensurdecedor no país. Mas se ele perder, será condenado (detalhe: ainda que levasse Neymar e Ganso, não deixaria de ser condenado).

Como eu disse no primeiro post aqui (Boas Vindas), Jesus também foi na contra-mão de algumas pessoas, e as mesmas tiveram que reconhecer quem ele realmente era após sua crucificação:


Mateus 27:51-54 - "E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; e abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos. E o centuriam e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era o Filho de Deus."


Esperar pra ver e torcer muito hoje a tarde às 15:30.

Abraços e fiquem com Deus.

2 comentários:

  1. Verdade, Jesus foi msm na contra-mão de algmas pessoas.. mais vamo vr cm o Dunga né, pq Futebol tem qe fazer é q o povo qer. E coloco muita fé do jeito qe ta ñ, ñ pelo Neymar e Ganso mais sei lá viu.. Mais torço pelo Hexa ser nosso é claroo!

    ResponderExcluir
  2. É . Toda situação tem vários prismas , mas nao foi com essa ideia q nos fez campeoes , isso é só pra amortecer a nossa queda ;)Ta preparando o terreno ? :)

    ResponderExcluir